Pregações 

CONFIANÇA EM DEUS

Palavra meditada: Salmo 45

 “Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações.” (Salmos 45,2)

Vivemos, hoje, em uma sociedade, não somente à beira da desconfiança, como também do engano e da mentira, que acabam interferindo em nosso dia a dia, e em nossa vida espiritual. Este Salmo vem trabalhar em nós alguns pontos que precisamos desenvolver em nossa vida espiritual e em nosso dia a dia.

Nossa relação com Deus não pode ser de insegurança, como muitas vezes acontece. A forma como Deus quer que o enxerguemos, e nos relacionemos com Ele, é aquela em que o pai joga o filho para o alto, e a criança tem total confiança, de que ele não vai deixá-la cair. Quando não temos essa plena confiança em Deus, o inimigo se aproveita e lança no nosso coração mentiras, enganações, medos e inseguranças, que abalam a nossa fé.

O primeiro ponto que vemos neste Salmo é aquele em que Deus se coloca como um amparo, um refúgio. Atualmente, nossas relações são superficiais, não havendo nelas convivência, nem aprofundamento. Recuamos diante de qualquer problema, e passamos a viver em meio a desconfianças e fugas, esquecendo de buscar o refúgio certo, que é Deus. Estar em intimidade com Ele, e viver sob Sua Graça e Proteção, é o nosso melhor refúgio.

Se estamos passando por um momento delicado em nossa vida, o nosso refúgio deve ser em Deus. Não devemos buscar refúgios fáceis, no mundo. Quando nos refugiamos em Deus, mudamos nossa forma de agir e de falar, deixando de lado atitudes mais agressivas, e imprecações e murmurações inúteis.

Outro ponto, é o temor, o medo. Devido a inúmeras situações, estamos vivendo um medo constante. Mas Deus nos fala para não temermos. Quando entregamos nossa vida em Suas mãos, no início de nosso dia, enfrentaremos toda e qualquer dificuldade que se apresentar, de forma diferente.  Encararemos nossa vida como uma batalha em que teremos que passar por momentos ruins sim, mas combateremos com as armas da Sabedoria, da Palavra de Deus e da Oração.

A partir do momento em que estivermos revestidos com a Graça de Deus, buscando estar em dia com os Sacramentos da Igreja (Confissão e Comunhão Espiritual), participando de Grupos de Oração, das Santas Missas e Adorações, estaremos amparados. As tribulações acontecerão, mas teremos Fortaleza e Sabedoria para superar as adversidades que vierem.

Se conhecemos a Verdade, que vem de Deus, e tivemos um Encontro Pessoal com Jesus, sabemos que teremos força para vencer qualquer situação, rompendo com o passado de uma vida sem Deus, repleta de inseguranças e complexos, que possam ter nos deixado paralisados. Só quem pode nos curar e transformar é Jesus, que nos leva ao caminho da Conversão e da busca da felicidade, nos fazendo romper com o homem velho, para sermos renovados, na alegria do Senhor.

Até entendemos quando nos deparamos com pessoas, que não passaram por um processo de Conversão e se apresentam a nós abatidas, escravas de medos e inseguranças, por não terem tido a oportunidade do Encontro com o Senhor. Mas quando a pessoa já passou pelo processo de Conversão e ainda assim manifesta   abatimento, medo e insegurança, mesmo sabendo que Deus está o tempo todo disponível, para nos amparar,  socorrer, curar e libertar, de todos os males, é preciso lutar, para reconquistar a confiança Naquele  que tudo pode realizar.

Mais um ponto que vamos refletir é a Alegria do Senhor que nos alimenta e é a nossa força. Existem pessoas que passam por situações difíceis, enfermidades, tribulações e tempestades em suas vidas, mas conseguem se manter firmes, alegres, felizes, porque são sustentadas pela Fé e Graça de Deus. Devemos sempre louvar pelo dom da nossa vida, por termos a chance de recomeçar com o Senhor, e por termos o Espírito Santo, que nos sustenta. Precisamos nos libertar das situações que nos entristecem, que ainda não superamos, entregando tudo a Deus. Precisamos reconhecer que a Alegria do Senhor é a nossa força, e que Sorrir Cura.

E os últimos pontos, são a Firmeza e a Paz.

Quando Deus fala em Firmeza, Ele quer nos dizer que está sempre junto conosco, e que mesmo que passemos por situações de embates, enfrentamentos e confrontos, que porão à prova nossa integridade, honestidade, para nos testarem, devemos manter-nos firmes, para encontrarmos e vivermos a Paz.

Devemos ser sempre gratos ao Senhor, valorizando toda Graça que Ele derrama sobre nós, reconhecendo o poder e a majestade de Deus em nossas vidas. Ele quer que confiemos Nele, e nos lancemos em Sua Palavra todos os dias, pois somente através dela seremos fortalecidos.

Não importa como está nossa vida hoje, Deus quer que vivamos debaixo da Sua Graça, para vermos as maravilhas que Ele fará nas nossas vidas.

 

Ulisses Mello 

Consagrado da Comunidade Católica Divina Luz

Grupo de Oração Online, em 22 de junho de 2020

Transcrição e Adaptação: Renata Nedeff e Claudia Corrêa

 

Assista a pregação na íntegra:

 

 

 

 

Postagens Relacionadas

X