Pregações 

DESERTO, UMA ESCOLA PARA VENCEDORES

A Palavra meditada hoje está em Êxodo 2,11s.

Assim como chegou na vida de Moisés, o deserto chega na vida de todos os homens, quando sofremos decepções, perdas, tribulações, dificuldades.

Moisés, diante daquelas situações vividas, sendo perseguido, se sentindo triste, abatido e com medo, foge para o deserto. Mas mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis como aquelas, não se permitiu ficar paralisado e tomou uma decisão que mudou toda a história da sua vida: aproximou -se de Deus, como podemos ver na passagem da Sarça Ardente.

“Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome” (Êxodo 3,3).

Faz-se necessário que também nós tomemos a decisão de ir ao encontro do Senhor para que não fiquemos no deserto, achando que a nossa vida não tem valor, que já fizemos tudo que tinha de ser feito e nada deu certo. Nós não nascemos para ficar mortos no nosso deserto.

Muitas vezes, nossa vida agitada faz com que não prestemos atenção naquilo que é primordial para que sejamos vitoriosos: voltar-nos para Deus. Somente aqueles que se aproximam Dele e que O adoram, passam pelos desertos com superação, confiança, e sem medo de enfrentar as dificuldades, na expectativa do novo de Deus.

E este novo só chega quando nos esvaziamos do homem velho que habita em nós e nos deixamos preencher pelo Espírito Santo, que nos conduz. É isso que Deus quer para nossa  vida, e é isso que o Senhor nos chama a viver.

“Venha a mim, diz o Senhor, e você fará maravilhas maiores do que as que eu faço.”

Os sintomas de nossa aridez espiritual, quando vivemos o deserto, são fáceis de identificar: sentimentos de solidão, de inferioridade, de incapacidade de realizar planos, falta de esperança e apatia. Começamos a ouvir e tomar posse de palavras que não nos engrandecem, desanimamos e vamos para as batalhas com sentimento antecipado de derrota.

Deus é um Deus de vitórias e não de derrotas, que nos liberta da escravidão e não permite que seus filhos continuem nela.

Deus falou para Moisés que iria levá-lo para uma terra que mana leite e mel, mas onde também existiam inimigos que precisariam ser vencidos, e isso requer determinação, ânimo, força, ousadia e coragem. Ele está colocando, também diante de nós, aquela Sarça Ardente, para que possamos ficar atraídos, e voltar a ter o brilho nos olhos e a alegria do Senhor, mesmo diante dos problemas.

Que tenhamos essa coragem de não parar, não importando as circunstâncias.

Se fizermos como Moisés, que ao ver a sarça queimando, sentiu um ardor no coração, e tomou a decisão de se aproximar, não ficaremos paralisados.

“Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jeremias 20,7).

O Senhor faz conosco o mesmo que fez com Moisés, nos atrai a Ele, para que possamos sair da nossa zona de conforto, do nosso estado letárgico para caminharmos, com ânimo renovado.

Deus nos quer de pé, resgatando e retirando pessoas da escravidão (como Moisés fez), libertando pessoas que estão aprisionadas pelo inimigo, ou que estejam vivendo erros doutrinários, seguindo coisas erradas.

O Senhor nos chama a uma vida nova, porque ele vai nos restituir aquilo que nos pertence, aquilo que Ele sonhou para nossa vida. O sonho mais lindo de Deus torna-se realidade em nossas vidas quando nós aceitamos e nos deixamos guiar pelo Espírito Santo.

“É ele o Senhor, nosso Deus; suas sentenças comandam a terra inteira. Ele se lembra eternamente de sua aliança, da palavra que empenhou a mil gerações, que garantiu a Abraão, e jurou a Isaac, e confirmou a Jacó irrevogavelmente, e a Israel como aliança eterna, quando disse: Dar-te-ei a terra de Canaã, como parte de vossa herança” (Salmo 104, 5-11).

Há uma promessa que foi feita para os nossos pais e Ele nos garante que elas irão se cumprir eternamente. “Dar-te-ei a terra de Canaã, como parte de vossa herança.” E isso significa: eu te darei os seus sonhos, eu te darei de volta sua alegria, sua paz, e expulsarei diante de ti os seus inimigos.

As Promessas de Deus são grandiosas, preciosas e irrevogáveis!

Se Deus prometeu, Ele há de cumprir!

Sairei do meu deserto, vou passar pelo deserto e também vou aprender no meu deserto que não há outro Deus igual ao Deus que eu sirvo porque SÓ O SENHOR É DEUS!

 

Ramildo Silva

Fundador da Comunidade Católica Divina Luz

Grupo de Oração Online, em 17 de junho de 2020

Transcrição e Adaptação: Renata Nedeff e Claudia Corrêa

 

Assista a pregação na íntegra:

 

Postagens Relacionadas

X