Pregações 

A tentação no Deserto

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias”.

Palavra meditada: Lucas 4, 1-15

Após ser batizado por João Batista, Jesus, repleto do Espírito Santo, foi levado ao deserto onde passou quarenta dias em jejum e oração constante, até que o inimigo de Deus, sabendo da Sua humanidade, aproximou-se para tentá-Lo com propostas e seduções.

Assim como aconteceu com Ele, nós também, como batizados que somos, mesmo caminhando em oração em uma comunidade, pastoral, paróquia ou outro movimento da Igreja, sofremos tentações. Elas acontecem não somente na área da sexualidade, mas também no nosso dia a dia, quando ficamos muito tempo deitados, prostrados, sem vontade de ler a Palavra; quando buscamos alternativas de entretenimento através de séries, Programas de TV e LIVES, que não nos edificam.

Como católicos que somos, devemos fazer escolhas que nos levem a Deus, e não permitir que o inimigo faça conosco o que fez com Adão e Eva (cf. Gênesis 3,1-5), afastando-os do Paraíso, tornando-os donos de si, querendo fazê-los sentirem-se como deuses.

Não podemos deixar que as tentações mundanas, que ele coloca diante de nós, nos distanciem daquilo que é divino, não nos deixando tempo para ler, meditar e adorar o Senhor na Palavra e na Hóstia Consagrada; não permitindo que oremos e jejuemos  devidamente; ou que estejamos com nossos olhos voltados para Ele.

A tentação leva o homem a se prostrar não para Deus, mas para o dinheiro, para o poder, para o trabalho, para tudo, menos para o Senhor.

As pessoas hoje, estão vivendo como o inimigo deseja: esfriando na fé e afastando-se de Deus.

 “Ouve, Israel, serás inteiramente do Senhor teu Deus” (Dt 6,4).

Ele também tem levado os eleitos do Senhor a caírem na armadilha do exibicionismo, pois quer se mostrar e levar as pessoas a se exporem, mostrando algo que elas verdadeiramente não são. Isso porque sempre desejou ser como Deus, mesmo sendo uma mera criatura, e não o Criador.

Nenhum de nós, mesmo como batizados, estamos imunes das ações malignas.

Deus não nos deu o Espírito Santo como garantia de que não passaríamos por tentação nenhuma, mas sim para nos fortalecer na luta contra o mal.  Mas só seremos vencedores quando entendermos que Só o Senhor é Deus!

A tentação está em todo lugar, em todo tempo, pois o demônio está atacando, como atacou Jesus, o filho de Deus (cf. Lc 4,9).

O demônio sabia que Jesus era o filho de Deus, assim como ele sabe que você é escolhido(a) Dele. Mas isso não tira você da luta. Quando o  povo de Israel estava saindo do Egito, Deus falou a Moisés que eles iriam herdar a Terra Prometida,  mas lá haveria inimigos a serem vencidos.

Josué, no caminho para Canaã, também enfrentou vários obstáculos até vencer e conquistar aquilo que Deus havia prometido dar ao povo eleito.

“Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel” (Is 45,3).

Se o Senhor prometeu, Ele vai cumprir cada um dos seus sonhos e projetos.

Creia que o Senhor vai te colocar de pé, para vencer todo mal que possa estar sobre você e sua família. Não queira ser exaltado, viva na humildade, na simplicidade do amor de Deus, e só assim, você será moldado para vencer o inimigo.

Nestes tempos difíceis em que não podemos receber a Eucaristia, que é o nosso sustento em nossas lutas diárias, alimente-se e adore a Deus na Sua Palavra, que é a nossa força.

Aproxime-se Dele e liberte-se de todas as tentações, através de orações, jejuns, dizendo não às propostas enganadoras do maligno e proclamando sempre: Só o Senhor é Deus!

Coragem! Sê forte e corajoso!

 

Ramildo Silva

Fundador da Comunidade Católica Divina Luz

Grupo de Oração Online, em 16 de junho de 2020

Transcrição e Adaptação: Renata Nedeff e Claudia Corrêa

 

Assista a pregação na íntegra: 

 

Postagens Relacionadas

X